27/06/2010

Rio 2016 apresenta briefing técnico


Fase 4 da concorrência para o desenvolvimento da marca olímpica foi realizada hoje, com a participação das oito agências finalistas
No mesmo dia em que é comemorado mundialmente o Dia Olímpico, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 entrou na reta final da concorrência para a escolha da agência que desenvolverá a marca das Olimpíadas do Rio. O processo, que teve hoje a sua quarta fase, contou com a participação das oito agências finalistas: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ). As empresas terão até o dia 4 de agosto para apresentar suas propostas de logomarca.

A apresentação do briefing técnico, realizada no Rio, teve palestras de três grandes nomes ligados aos jogos olímpicos. A velejadora Isabel Swan, medalha de bronze nos jogos de Pequim, falou sobre sua experiência como atleta olímpica, enquanto Brad Copeland, designer gráfico e consultor do COI (Comitê Olímpico Internacional) para identidade visual dos jogos, explicou os desdobramentos criativos da marca olímpica. Já Theodora Mantzaris apresentou o case do Programa de Marca dos Jogos de Atenas 2004, do qual foi Diretora de Design.

Beth Lula, gerente de marca do Comitê Rio 2016, apresentou o conceito dos Jogos Rio 2016 e o briefing com as especificações técnicas do material que deverá entregue pelas agências. Ela ressaltou que a marca dos jogos precisa refletir a cultura local, mas ao mesmo tempo ter alcance global. “E precisa ser alinhada com os valores olímpicos, evitar estereótipos e ser inspiradora para diversos públicos. Além disso, deve refletir os conceitos de paixão e transformação do projeto Rio 2016”, explicou.

A concorrência para a escolha da empresa responsável pela criação da marca Rio 2016 começou em abril e contou inicialmente com a participação de 139 empresas de design e publicidade. Entre elas, 86 foram habilitadas para a segunda fase. Após análise da equipe do Comitê Rio 2016, 24 foram selecionadas para participar das entrevistas individuais, que definiram as oito empresas finalistas.

Elas receberão um pro labore no valor de R$ 10 mil para desenvolverem a logomarca. Uma comissão julgadora multidisciplinar, formada por até 15 membros, definirá a empresa vencedora. Para a escolha, serão avaliados os seguintes critérios: conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade das propostas criativas de marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Após esta definição, a marca seguirá para a aprovação do COI.

A empresa escolhida receberá o valor adicional de R$ 40 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design. O contrato poderá ser renovado.

A marca dos Jogos Rio 2016 será apresentada ao público durante da festa do reveillon de Copacabana.

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